NOTÍCIAS |
Segunda-Feira, 14 de Outubro de 2024, 16h:43
Workshop sobre o PL 2951/2024 debate o futuro do seguro rural no país
O evento, realizado em Cuiabá, nesta segunda-feira (14), discutiu a modernização e regionalização de políticas para o setor

Da assessoria | Pau e Prosa Comunicação

Workshop Seguro Rural

 

O Sistema OCB/MT (Organização das Cooperativas Brasileiras em Mato Grosso) e diversas cooperativas do estado marcaram presença no workshop “Modernização do Seguro Rural no Brasil”, realizado nesta segunda-feira, 14 de outubro de 2024, em Cuiabá (MT). O evento, que discutiu as propostas do Projeto de Lei nº 2951/2024, contou com a participação ativa de representantes do cooperativismo mato-grossense, reforçando a importância do setor na discussão e implementação de políticas para o seguro rural.

"O seguro rural proporciona segurança para permanecer na atividade, especialmente no setor do agro. Isso, por sua vez, traz segurança econômica para o comércio, a indústria, a arrecadação do estado e da União”

Sediado no Cenarium Rural - Famato, o encontro reuniu representantes do agronegócio, seguradoras, financiadores, parlamentares e autoridades para debater o futuro do seguro rural no país. A presença do Sistema OCB/MT, representado pelo presidente Nelson Piccoli e as cooperativas de Mato Grosso evidenciou a preocupação do cooperativismo na busca por soluções inovadoras e sustentáveis para o setor agrícola.

No evento, estiveram presentes representantes das cooperativas Sicoob Credisul, representada pelo seu presidente Ivan Capdra; Sicredi Central Norte, com seu presidente João Carlos Spenthof; e Cressol MT, por seu presidente Ricardo André Balbinot.

O workshop foi organizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Instituto Pensar Agro (IPA) e Senado Federal.

Nelson Piccoli, presidente do Sistema OCB/MT, que participou da abertura oficial, destacou a importância do evento e do Projeto de Lei. “O Sistema OCB, tanto nacional como estadual, está muito gratificado em ver grandes autoridades políticas trabalhando em algo de extrema importância para a economia do estado e não apenas para o setor produtivo. O seguro rural proporciona segurança para permanecer na atividade, especialmente no setor do agro. Isso, por sua vez, traz segurança econômica para o comércio, a indústria, a arrecadação do estado e da União”.

Piccoli também enfatizou a necessidade de regionalização dos modelos de seguro. “Precisamos encontrar uma fórmula para regionalizar o percentual do custo, tornando o seguro mais acessível aos produtores do Centro-Oeste e de Mato Grosso, considerando as diferentes realidades de risco”, alertou.

Workshop Seguro Rural

 

Frederico Azevedo, superintendente da OCB/MT, reforçou a importância do cooperativismo no contexto do seguro rural. “As cooperativas têm um papel fundamental na disseminação e acesso ao seguro rural, especialmente para os pequenos e médios produtores. Nossa participação neste workshop reflete o compromisso do setor cooperativista em buscar soluções que atendam às necessidades específicas dos produtores mato-grossenses, considerando as particularidades climáticas e produtivas de nossa região."

A senadora Tereza Cristina (PP/MS), autora do PL 2951/2024, ressaltou o papel fundamental das cooperativas na elaboração do projeto. “Esse projeto de lei, quando foi concebido, contou com a participação ativa da OCB. As cooperativas estiveram sempre à mesa, e fomos aprimorando o projeto inicial, entendendo que são fundamentais para o pequeno produtor ter acesso ao seguro rural”.

A parlamentar também destacou a importância do diálogo com o setor. “Discutimos muito em Brasília com a OCB e a CNA, e boa parte do que temos hoje foi resultado dessas discussões. Por exemplo, decidimos, após debate, que o seguro não seria obrigatório”, citou.

Para ela, o seguro rural é um instrumento que irá proteger o produtor de perdas inesperadas, mantendo sua capacidade financeira para honrar compromissos, sem endividamento. “Hoje é uma discussão aqui com os produtores do Mato Grosso, mas pretendemos fazer também uma discussão com os produtores do Paraná, que já são tomadores de seguro e, em sua grande maioria, são cooperados”, acrescentou.

O workshop contou com dois painéis principais. O primeiro abordou a “Importância do Seguro Rural no Brasil”, enquanto o segundo discutiu “Como deve se estruturar o mercado de Seguro Rural?”. Esses debates foram fundamentais para o aprimoramento das políticas de proteção ao produtor rural, especialmente em um cenário de crescentes eventos climáticos extremos.

A iniciativa marcou o início de um processo de aprimoramento e adequação do seguro rural às realidades regionais, com o compromisso de todas as partes envolvidas em buscar soluções que beneficiem o setor produtivo e a economia como um todo.

 




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet