NOTÍCIAS | EDUCAÇÃO COOP
Sexta-Feira, 28 de Julho de 2023, 13h:03
Último módulo da pós-graduação em Gestão de Cooperativas mostra uma visão contemporânea do cooperativismo
Uma aula diferente

Assessoria Sistema OCB/MT
Cuiabá / MT
noticias@ocbmt.coop.br

Último módulo da pós-graduação em Gestão de Cooperativas mostra uma visão contemporânea do cooperativismo

Seminário de Vivências foi realizado em Cuiabá.

A última aula de duas turmas de Cuiabá do curso de pós-graduação em Gestão de Cooperativas da Faculdade do Cooperativismo I.COOP, foi a disciplina Seminário de Vivências, realizada nos dias 28 e 29 de julho, na capital mato-grossense.

A aula foi bem diferente dos demais módulos e contou com uma programação especial, com direito ao Talk show "Liderança nas Cooperativas: uma visão contemporânea de negócio", com a participação da Professora Ms. Cynthia Fior, Mentora e Consultora Estratégica e Organizacional, da Diretora Administrativa e Financeira do Sicoob União MT/MS, Mônica Carvalho, e do presidente na Central Sicredi Centro Norte e vice-presidente do Sistema OCB/MT, João Carlos Spenthof.

O evento também contou com o lançamento do livro ‘Ajuda Genuína', da escritora Cynthia Fior, e atividades que completaram o conhecimento de todo curso.

O presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho, disse aos alunos durante a abertura do evento, que as oportunidades no cooperativismo são bem maiores do que na área mercantil. "O cooperativismo trabalha em todos os segmentos econômicos, mas temos um diferencial importante, pois a nossa empresa também passa pela economia social e não só financeira. Temos uma empresa de pessoas, tendo vantagens e desafios", explicou.

Souza Filho afirmou que para ficar em uma cooperativa, como funcionário ou pretendente a cargo social, é preciso ter conhecimento, ser honesto, transparente e gerar confiança. "O dia a dia de uma cooperativa não é feito pelo quadro social, os cooperados estão na produção de sua lavoura, de seu consultório, cuidando das suas atividades. Quem está na gestão da cooperativa são esses alunos que estão se formando aqui no I.COOP, que são os colaboradores das cooperativas. O elo é muito forte, e para dar sustentação é preciso de conhecimento e todo profissional não nasce pronto, tem que buscar conhecimento", afirmou.

João Carlos Spenthof, presidente da Central Sicredi Centro Norte e vice-presidente do Sistema OCB/MT, disse que diria aos alunos para colocarem em prática os valores cooperativistas de solidariedade, amor ao próximo e gestão democrática. "Os valores cooperativistas parecem simples, mas têm muito simbolismo. A gestão democrática, por exemplo, é fundamental para que as cooperativas funcionem de forma eficaz", disse Spenthof.

Ele disse que os alunos devem continuar investindo na carreira, na intercooperação e na humildade em aprender com os outros, e que os alunos têm o potencial de fazer grandes coisas no cooperativismo. "É importante estar atento ao cenário estratégico, onde a cooperativa está inserida, para realmente fazer a diferença na carreira e para os associados. Espero que vocês alunos coloquem em prática os valores cooperativistas e façam a diferença no mundo", ressaltou Spenthof.

A escritora Cynthia Fior, que lançou o livro "Ajuda Mútua" durante o Seminário de Vivências da Faculdade do Cooperativismo I.COOP, falou sobre a similaridade do significado de ajuda com a cooperação dizendo que "a ajuda significa primeiro eu me entender para entender o outro".

"Quando vou com o espírito de realmente querer ajudar, eu consigo criar no outro a confiança, com amor, para que o outro tenha coragem de fazer o que precisa ser feito. Então essa tríade é muito importante: amor, confiança e coragem", disse.

Fior afirmou que as cooperativas têm no DNA a ajuda mútua e a cooperação. "O verbo que mais se utiliza nas organizações é cooperar, colaborar, então é muito fácil trazer para dentro e fazer a colaboração não só com a sociedade, mas também com o público interno, trabalhando de forma colaborativa."

A Diretora Acadêmica do I.COOP, Tatiane Perondi, disse que "quando temos uma governança forte nas cooperativas, temos uma sustentabilidade da cooperativa e conseguimos atender melhor os cooperados. Então nosso objetivo com a pós-graduação em gestão de cooperativas é fortalecer a formação dos nossos líderes e com isso trazer mais informação, inovação e atendimento mais humanizado para os cooperados e a cultura do cooperativismo fortalecer."

Perondi ressaltou que "hoje estamos finalizando a formação de mais de 60 gestores de cooperativas que já atuam e que já conseguem ter resultados efetivos a partir do curso de pós-graduação. É muito importante a parceria com as cooperativas para que esse tipo de evento aconteça e traga resultados para os cooperados."

"A mensagem que deixo para os alunos é que o nosso maior negócio é o conhecimento e que esses alunos continuem investindo em conhecimento. Nós só podemos ser líderes quando somos exemplos para nossa equipe e um dos exemplos é mostrar que investimos o nosso tempo no nosso desenvolvimento", finalizou a diretora. 

SISTEMA OCB/MT - A Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso – Sistema OCB/MT – é uma entidade formada por três instituições que fazem papéis distintos e ao mesmo tempo interligados, focados no suporte às cooperativas: OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso; Sescoop/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso; e o I.Coop – Faculdade.
ocbmt.coop.br
instagram.com/sistemaocbmt
facebook.com/Sistemaocbmt
linkedin.com/company/sistemaocbmt

 

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet