O presidente do Sistema OCB/MT, Nelson Piccoli, participou nesta segunda-feira (9 de setembro) do FIAP 2024 - Fórum Internacional da Agropecuária, realizado no Cenarium Rural, em Cuiabá (MT). O evento, que contou com a participação do Ministro da Agricultura Carlos Fávaro, governadores de estado e representantes de empresas e entidades do país e do exterior, discutiu as estratégias e caminhos que os membros do G20 estão adotando para a segurança alimentar e energética de suas populações e o que eles esperam do Brasil.
O FIAP 2024 é um side event que funciona como aquecimento para a agenda do Grupo de Trabalho G20 Agro, que receberá representantes dos 20 países do bloco e mais 10 países convidados, de 10 a 13 de setembro, em Chapada dos Guimarães. Entre os principais pontos do encontro estiveram os desafios e propostas para o futuro da produção de alimentos. Para o presidente do Sistema OCB/MT, Nelson Piccoli, diante do que pôde ouvir, o Brasil e, especialmente Mato Grosso, estão no caminho certo ao demonstrar preocupação com a sustentabilidade.
Eventos como o FIAP, segundo ele, trazem informações importantes sobre o que vem sendo feito no mundo, promovendo uma reciclagem de conhecimentos. “Não se faz mais nada como há 10 anos. Nós tínhamos o hábito aqui no Brasil de fazer e depois ver como ficava. Não, agora mudou. Nós temos que fazer conforme as regulamentações socioambientais exigem e nós estamos muito próximos disso. É só conscientizar principalmente o nosso produtor, em todas as áreas, a fazer as coisas corretamente”, ressalta.
O presidente do Sistema OCB/MT aproveita para falar da importância do cooperativismo e de entidades como a que preside dentro deste contexto. “Nós temos um potencial muito grande para ajudar a organizar a produção do alimento, a produção agrícola, mineral e de todas as atividades econômicas com um modelo totalmente diferente. O Sistema OCB/MT pode auxiliar as cooperativas para que elas procedam corretamente na produção e na gestão”, observa, aproveitando para agradecer às entidades que proporcionaram o enriquecedor evento, como o Business 20 (B20), a CNI e o Canal Rural.
O evento prossegue até as 19h desta segunda (9), com transmissão online. Para saber mais sobre os temas abordados e participações é só acessar eventos.canalrural.com.br/fiap.