NOTÍCIAS | SOCIOAMBIENTAIS
Quarta-Feira, 26 de Julho de 2023, 12h:59
Sistema OCB promove capacitação sobre neutralidade de carbono
O Sistema OCB/MT participou do evento

Assessoria Sistema OCB
Brasília / DF
noticias@ocbmt.coop.br

OCB

Sistema OCB promove capacitação sobre neutralidade de carbono

O Sistema OCB/MT participou do evento

Para atender demandas socioambientais dos mercados e gerar renda por meio de ativos financeiros, o movimento cooperativista tem promovido diversos encontros para avançar no tema e adotar práticas cada vez mais sustentáveis em suas cadeias produtivas e prestação de serviços. O Sistema OCB no escopo do projeto piloto de neutralidade de carbono promoveu o Curso de Mensuração de Carbono na Agricultura e Pecuária nos dias 20 e 21 de julho.

O evento foi ministrado pelo Observatório de Bioeconomia da FGV e englobou capacitação e orientação dentro das metodologias de quantificação de gases de efeito estufa (GEE) com o protocolo internacional GHG. Na parte prática, os participantes conheceram o método de estimativa e tiveram acesso a planilhas que auxiliam no cálculo das emissões nas atividades dos produtores rurais cooperados e, também, aprenderam a fazer simulações na adoção de boas práticas para a neutralização delas.

O coordenador de Meio Ambiente e Energia, Marco Morato, fez a abertura do curso, agradecendo a presença de todos os representantes das cooperativas e comentou sobre o papel do Sistema OCB, seus pilares de atuação e os desafios futuros do cooperativismo na busca pela sustentabilidade, e neste tema destacou o programa ESGCoop e os projetos pilotos na área ambiental, regularização ambiental, neutralidade de carbono e energias renováveis, bem como ações que vão possibilitar que as cooperativas continuem acessando os mais exigentes mercados interno e externo.

Morato também ressaltou os processos de intercooperação, divulgação e inovação. Segundo ele, o curso teve o objetivo de ensinar as cooperativas a conhecer, inventariar, monitorar e reduzir suas emissões de gases de efeito estufa (GEE). "Isso é fundamental, já que o mercado, a sociedade, estão exigindo e valorizando processos produtivos eficientes e neutros em carbono", frisou.

O curso contou com a participação de 29 representantes de Organizações Estaduais e cooperativas agropecuárias e de ATER. O grupo integra um projeto-piloto idealizado pelo Sistema OCB que pretende contribuir com o planejamento de ações e o aprimoramento de soluções em áreas de regularização ambiental, energias renováveis, e neutralidade de carbono. Dessa forma, espera-se que as cooperativas se preparem para atuar como protagonistas nestas temáticas e acessar plenamente os benefícios relacionados a processos mais eficientes e sustentáveis que englobam regularidade ambiental, neutralidade de carbono, manutenção e recuperação de ativos ambientais, e os chamados serviços ecossistêmicos por suas boas práticas produtivas.

Entre os participantes estavam representantes das três cooperativas agropecuárias selecionadas pela equipe do Observatório para realizar de maneira experimental o inventário de emissões de gases de efeito estufa de suas atividades. As ações nesta temática estão apenas começando, outros dois encontros virtuais sobre o tema serão realizados neste semestre e serão abertos a todo o público cooperativista.

 

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet