NOTÍCIAS | CRÉDITO
Segunda-Feira, 27 de Julho de 2020, 07h:34
Unicred MT realiza AGO em plataforma virtual e tem contas aprovadas
A cooperativa está presente em 9 municípios

Assessoria Unicred MT
Cuiabá / MT
noticias@ocbmt.coop.br

Foto: Assessoria

Unicred MT realiza AGO em plataforma virtual e tem contas aprovadas

Unicred MT realiza AGO em plataforma virtual e tem contas aprovadas

Diante do cenário de pandemia do novo coronavírus, respeitando as orientações de isolamento social e em conformidade com as normas do Banco Central do Brasil, a Unicred Mato Grosso realizou no dia 22 de julho de 2020 a Assembleia Geral Ordinária (AGO), pela primeira vez em plataforma virtual. Durante o evento foram apresentados o Relatório Anual 2019 com as demonstrações financeiras e pareceres do Conselho Fiscal e da auditoria independente, além das peças contábeis obrigatórias.

A prestação de contas e a distribuição das sobras (resultado da cooperativa) superior a R$ 26,7 milhões foram aprovadas pelos cooperados, que puderam acompanhar todas as informações em tempo real, interagir, participar e deliberar de onde estivessem conectados por áudio e vídeo. O cooperado Celso Maciel, de Cuiabá, e Ricardo Marcelino, de Rondonópolis, respectivamente, participaram como presidente da mesa e secretário, em uma parte da AGO, na condução das votações dos cooperados.

Conforme a demonstração dos números feita pelo presidente da Unicred MT, Ronivaldo Lemos, nos últimos quatro meses de 2019 a cooperativa teve um crescimento significativo, maior que a média dos últimos oito meses anteriores, demonstrando o compromisso da atual gestão com o resultado e a divisão das sobras para os donos do negócio, ou seja, os cooperados.

"Foi um trabalho árduo, seguindo todas as diretrizes traçadas pelo Conselho de Administração e por uma diretoria executiva extremamente competente, de mercado, com dedicação exclusiva, que vive essas questões o tempo todo. Com certeza faz muita diferença e os números começaram a comprovar. Mesmo com a pandemia nossos números estão crescendo e isso é resultado de uma cooperativa forte e sólida, que sabe onde quer chegar”, destacou Ronivaldo.

Segundo ele, a aprovação da prestação de contas demonstra a confiança dos cooperados, logicamente embasados pelas demonstrações que foram disponibilizadas antes da AGO, há cerca de 60 dias no site da Unicred MT, para que os cooperados pudessem ler, ver e anotar os questionamentos e trazerem para a Assembleia.

"Além disso, sempre estivemos abertos a qualquer questionamento, mesmo antes da AGO. Tivemos ainda o parecer da auditoria independente da Ernst & Young, de nível internacional, e do Conselho Fiscal. Tudo isso trouxe tranquilidade para que as contas fossem aprovadas. Transparência é fundamental, ainda mais neste momento em que estamos vivendo. Isso demonstra que estamos no caminho certo”, afirmou o presidente da Unicred MT.

Para o vice-presidente da cooperativa, João Paulo Fortunato, a aprovação das contas é uma coroação do trabalho iniciado pela atual gestão, em setembro de 2019. "Foi com muita determinação, dedicação e conhecimento técnico da nossa equipe que realizamos a Assembleia de forma digital. É uma situação extremamente nova mas, ao final, saímos todos vencedores. Cooperados, Conselho Administrativo e Fiscal e, principalmente, os nossos colaboradores. Sem eles, isso tudo não teria acontecido. É uma saudação especial aos colaboradores, o reconhecimento do nosso Conselho e a força do cooperado para a Unicred MT”.

A coordenadora do Conselho Fiscal, Claudete Lessi Calderari, enfatizou a importância do trabalho executado pelos conselheiros. "Somos os olhos dos cooperados e semanalmente estamos na cooperativa, conferindo documentos e formalidades legais. A administração fez o trabalho que deveria ter sido feito e nós temos esse fruto que colhemos hoje, que são as sobras. A Assembleia Geral é o ponto máximo, é o ápice, onde democraticamente todos podem participar, votar e decidir o melhor para a cooperativa", comentou.

Novo Modelo

O grande desafio, de acordo com o diretor de Negócios, Talis de Souza, foi inaugurar um novo modelo de apresentação da AGO. "Avalio essa Assembleia como um sucesso, pois aprendemos muito com a plataforma virtual, a qual fomos obrigados a utilizar devido à pandemia. Mesmo sem o contato físico, conseguimos ter o contato online, colher as opiniões e ouvir os nossos cooperados da Capital e do interior do estado, da mesma maneira como se estivessem aqui", explicou.

Sobre a aprovação dos números apresentados na AGO, Talis ressaltou que é uma demonstração que o cooperado acredita na Unicred MT e na condução do modelo adotado. "O cooperado é o nosso guia, é ele que decide os rumos da cooperativa, mesmo que de forma virtual, onde conseguimos trazer credibilidade, transparência e dar o poder de voto e decisão", concluiu o diretor.

As pré-assembleias da Unicred MT antecederam a AGO 2020 nos municípios de Tangará da Serra (28/02), Primavera do Leste (03/03), Rondonópolis (04/03), Sinop (09/03), Sorriso (10/03), Lucas do Rio Verde (16/03) e Nova Mutum (17/03). A AGO 2020 seguiu todas as disposições estabelecidas pela Instrução Normativa DREI nº 79, de 14 de abril de 2020, expedida pelo Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração do Ministério da Economia. Utilizou a plataforma virtual Eleja, com anos de mercado e recomendada pela Unicred do Brasil.

A Unicred MT está presente nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Primavera do Leste, Tangará da Serra, Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum. É a quarta maior instituição do Sistema Unicred e figura na 91º posição entre as 100 maiores instituições financeiras cooperativas do país, num universo de 925 cooperativas avaliadas pelo Banco Central do Brasil.

 

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet