NOTÍCIAS | VOLUNTARIADO
Sexta-Feira, 27 de Setembro de 2019, 08h:03
Sicoob participa do Dia Mundial da Limpeza
Voluntariado na cooperativa

Assessoria Sicoob Rondon
Cuiabá / MT
noticias@ocbmt.coop.br

Foto Helder Faria

Sicoob participa do Dia Mundial da Limpeza

Sicoob União e Central Rondon

O Sicoob participou, pelo segundo ano consecutivo, do Dia Mundial da Limpeza, com ações em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. No dia 21 de setembro, a Orla do Porto, em Cuiabá, foi tomada mais uma vez por centenas de pessoas que fizeram a retirada de lixo das margens do Rio Cuiabá. A programação contou com a participação de funcionários do Sicoob União MT/MS e da Central Rondon, além de familiares e voluntários.

Jéssica Janaína Jesus Silva, da Teoria Verde, entidade que coordena o Dia Mundial da Limpeza no país, explicou que a ação foi realizada simultaneamente em mais de 150 países e com 1.200 cidades brasileiras confirmadas. Há dois anos como voluntária no projeto, ela destacou a importância de parceiros como o Sicoob, que a exemplo de 2018 levou um grande número de pessoas para auxiliar no recolhimento de lixo na faixa do rio próxima da Praça do Porto.

A assessora de Governança e Sustentabilidade do Sicoob Central Rondon, Patrícia Rego, que compareceu com o filho pequeno, contou que a ação ocorreu simultaneamente em várias cidades. Segundo ela, a limpeza na Orla do Porto contou com a participação do Sicoob União MT/MS e da Central Rondon.

O União MT/MS também atuou em Campo Grande (MS), nesta cidade junto com o Sicoob Ipê, e também em Nova Mutum (MT).
“É uma forma de conscientização da sociedade, da importância do descarte correto do lixo. E também contribuir com a manutenção e limpeza do meio em que gente vive. O sétimo princípio do cooperativismo prevê o interesse pela comunidade. Isso faz parte do nosso DNA enquanto cooperativa. Então vamos ajudar a salvar o planeta juntos hoje”, explicou a assessora.

O gerente da Agência do Shopping Popular do Sicoob União MT/S, Nivaldo Sotto Pontelli, informou que toda a cooperativa se mobilizou. “Cada agência mandou dois funcionários. Da nossa, no Shopping Popular, viemos em quatro funcionários. Começou às 8h, não são nem 9h e olha só a quantidade de sacos de lixo recolhido num espaço pequeno aqui da Orla. Imagina essa beirada toda do rio. Temos que ter consciência de realmente não jogar o lixo no chão”, frisou.

Foto Helder Faria

Sicoob participa do Dia Mundial da Limpeza

Sicoob União e Central Rondon

O diretor executivo da Central Rondon, Clademir Salmória, compareceu e levou as filhas, assim como muitos outros colaboradores. “É uma ação para recolher o lixo, mas o principal é a sementinha plantada para mudança da cultura dentro da sociedade. Porque nós podemos fazer sim uma sociedade melhor a partir do momento que cada cidadão tenha consciência da sua responsabilidade. “Um fato muito importante que vimos aqui hoje foram as crianças, famílias completas, despertando essa consciência nas novas gerações”, comemorou.

“O Sicoob tem em sua essência a cooperação e este aqui é mais um momento, mais uma etapa desse trabalho, para uma cidade melhor, para uma sociedade melhor e um cidadão cada vez mais consciente dos seus deveres. Nós, em nome da nossa presidente Aifa [Naomi], ficamos muito felizes com mais esta ação e agradecemos a todos os voluntários e, em especial, nossos colaboradores e familiares pela dedicação”, finalizou Clademir.

Campo Grande

Cerca de 25 crianças e adolescentes do projeto Capoeira Sim, Violência Não, apoiado pelo Sicoob Ipê, em parceria com o Grupo de Capoeira Raízes da África, plantaram árvores e coletaram o lixo no Centro de Educação Ambiental Anhanduí, em Campo Grande. Eles se uniram aos 600 voluntários que estiveram no local para a limpeza das margens do córrego de mesmo nome e conscientizar as pessoas no sentido de manter o planeta limpo. “O Sicoob quer um mundo melhor, a cidade mais limpa e a comunidade consciente do envolvimento neste processo”, observou a presidente do Sicoob Ipê, Elza Jorge.

Nova Mutum

Em Nova Mutum, os voluntários do Sicoob União MT/MS participantes do Dia Mundial da Limpeza recolheram lixo acumulado nas áreas verdes e quintais das casas do bairro Prohab II. Eles também ofereceram mudas de árvore aos moradores como uma forma de comemorar o Dia da Árvore.

 

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet