NOTÍCIAS | COOPERATIVISMO
Segunda-Feira, 21 de Outubro de 2019, 08h:51
Presidente do Sicoob Central Rondon participa do Fórum Integrativo da Confebras
Aifa Naomi mediou painel sobre a importância das mulheres em posições de liderança

Assessoria Sicoob Rondon MT/MS
Cuiabá / MT
noticias@ocbmt.coop.br

Sicoob Central Integração

Sicoob Central Rondon na Confebras

Aifa Naomi mediou o painel “A importância do papel da mulher como dirigente das organizações”

A mulher ainda ocupa pouco as posições de liderança. E em parte por falta de interesse dela mesma. A afirmação é da presidente do Sicoob Central Rondon, Aifa Naomi, que participou do 2º Fórum Integrativo da Confebras. O evento, realizado nos dias 10 e 11 de outubro, em Brasília (DF), teve como objetivo promover atualização, troca de experiências, networking e intercâmbio técnico e profissional no âmbito do Cooperativismo de Crédito no Brasil.

Aifa Naomi mediou o painel “A importância do papel da mulher como dirigente das organizações”, que contou com a participação de Maria Alice Mendes, diretora na Korn Ferry, empresa focada no recrutamento de executivos da área de tecnologia, e de Vera Lúcia de Oliveira Daller, coordenadora do Programa Coopergênero e de Promoção e Fortalecimento do Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Em ambas as falas, explica Aifa, se pôde perceber claramente que há muito o que avançar no que diz respeito à presença das mulheres em posições de liderança, não só no âmbito das cooperativas. A própria presidente da Central Rondon faz parte da exceção, pois figura como a única no país nessa posição, o que deu um peso ainda maior à participação. “Era uma plateia formada 95% por homens. O cooperativismo de crédito ainda é um mundo muito masculino”, ressalta.

Pelo nível dos participantes e a qualificação da audiência, formada basicamente por lideranças cooperativistas, Aifa considera que o Fórum Integrativo da Confebras teve um papel bastante relevante no enriquecimento de tais discussões. “O fato de estarmos lá para mediar um momento daquele, falando de um assunto tão em voga que é a diversidade, a participação da mulher dentro das organizações, eu considero um marco”, avalia.

Maria Alice, lembra Aifa, ressaltou que na área de tecnologia, por exemplo, a participação da mulher é ainda menor. Há um interesse pequeno delas por ciências exatas. “A empresária fez uma chamada: ‘olha estimulem suas filhas, netas, sobrinhas porque é um campo muito vasto, precisa de profissionais’”, reproduz a presidente da Central Rondon.

Já a outra painelista, Vera Lúcia, falou sobre o que as empresas públicas têm feito para inclusão das mulheres no processo cooperativo, não só de crédito. Contou inclusive que o Ministério da Agricultura criou políticas públicas para promover a inserção da diversidade nas cooperativas, percebendo que era preciso fazer algo para mudar esse quadro, informa Aifa.

“O conteúdo foi muito rico, mas a análise é que a mulher participa muito pouco. Maria Alice disse que a mulher também tem sua parcela de responsabilidade nessa não participação. Ela não está ocupando os espaços por conta de decisões de vida que não incluem as carreiras. Não é culpa dos homens. No contexto geral é um pouco ainda da cultura paternalista brasileira, de que a mulher não precisa ir tão longe na carreira. E parte é da própria decisão da mulher de buscar outros sonhos, como ser mãe por exemplo, cuidar da família”, resume Aifa, lembrando de um exemplo de quebra desse ciclo apresentado no Fórum, o da Embaixadora Coop Isabela Albuquerque, da Lar Cooperativa Agroindustrial do Paraná. “É uma história de superação. Ela se dedicou, foi atrás e hoje, além de empresária, ocupa várias posições importantes em sua comunidade”, orgulha-se a presidente da Central Rondon.

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet