NOTÍCIAS |
Segunda-Feira, 06 de Julho de 2020, 08h:03
Em MT 4,5 mil voluntários beneficiam mais de 350 mil pessoas
São as cooperativas no Dia de Cooperar

ASSESSORIA SISTEMA OCB/MT
Cuiabá / MT
noticias@ocbmt.coop.br

Em MT 4,5 mil voluntários beneficiam mais de 350 mil pessoas

Em MT 4,5 mil voluntários beneficiam mais de 350 mil pessoas

No último dia 04 de julho, cooperativas de todo país celebraram um dos maiores programas de voluntariado do Brasil, denominado Dia de Cooperar. As cooperativas de Mato Grosso fazem parte desse movimento desde 2013 e este ano, apesar da pandemia do COVID-19, estão realizando ações que fazem a diferença na vida de mais de 350 mil pessoas.

“A pandemia no novo coronavírus não impediu a preocupação das cooperativas com a comunidade onde está presente, pois esse é o 7º Princípio do Cooperativismo, e o Dia C existe justamente para melhorar a vida de todos onde está inserida”, disse o presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho.
Para Cezário, “as cooperativas estão preparadas para a inovação nesse momento de transformação planetária. A criatividade ganha força com o conhecimento e o movimento cooperativista investe pesado nesse quesito. O Dia de Cooperar, mais uma vez, vai cumprir a missão de promover um mundo melhor para todos”.

As ações de voluntariado dos associados e funcionários das cooperativas acontecem durante todo o ano e até o momento, 19 cooperativas de Mato Grosso, com 4.501 voluntários, já registraram 61 iniciativas, que beneficiam 353.621 mil pessoas que vivem nos municípios mato-grossenses. O Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado sempre no primeiro sábado do mês de julho, foi escolhido para comemorar também o Dia C – Dia de Cooperar.

As ações do Dia C estimulam o desenvolvimento de projetos contínuos que abraçam integralmente os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS. O intuito do movimento dessas cooperativas é o de alcançar as 169 metas para tornar o mundo um lugar menos desigual.

Programação Nacional
No próximo dia 4 de julho, uma grande onda nacional de celebração, totalmente on-line, vai ocorrer no canal do SomosCoop, no Youtube (https://www.youtube.com/somoscoop). A transmissão ao vivo começa às 15h e vai até às 16h30 (horário de Brasília), quando a banda mineira Skank fará uma live, com suas melhores músicas, para comemorar o resultado do compromisso das cooperativas brasileiras em lutar contra a covid-19 e seus efeitos negativos na vida das pessoas e das empresas.

O Dia C
O Dia C é um movimento nacional de estímulo às iniciativas voluntárias diferenciadas, contínuas e transformadoras, realizadas por cooperativas. As ações são definidas e executadas pelas próprias cooperativas e contam com o apoio do Sistema OCB no estado.

O movimento surgiu da necessidade de colocar o potencial cooperativista, e a Responsabilidade Social a serviço do próximo, o que confirmou que essa era uma excelente oportunidade para transformar e ser transformado através de atividades voluntárias essenciais ao bem-estar comum.

Originado em Minas Gerais em 2009 o Projeto Dia de Cooperar – ou apenas, Dia C - tinha em sua proposta ser um dia reservado para fazer o bem, em que equipes de voluntários realizavam, simultaneamente em todo o estado, atividades, de escolha da cooperativa, que ajudassem a transformar para melhor a vida das pessoas.

Desde 2016, o Dia de Cooperar tem ampliado o diálogo com parceiros globais, ao agir em acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o plano de ação estipulado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o alcance da erradicação da pobreza, proteção do planeta e garantia do alcance da paz e da prosperidade, até 2030.

 

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet