NOTÍCIAS | PANDEMIA
Quinta-Feira, 25 de Junho de 2020, 08h:27
Crise se agrava e o cuidado ainda é a melhor arma contra o COVID-19
Artigo Dr. Rubens Carlos de Oliveira Jr.- Diretor-presidente da Unimed Cuiabá

Assessoria Unimed Cuiabá
Cuiabá / MT
noticias@ocbmt.coop.br

Temos visto um aumento exponencial de casos de contaminação por coronavírus em nosso estado. Em um mês, houve um crescimento de mais de 9 mil casos e mais de 400 mortes em Mato Grosso. A Unimed Cuiabá, neste período perde 24 vidas para o vírus. Isso tem aumentado a preocupação com um possível colapso do sistema de saúde.

Crise se agrava e o cuidado ainda é a melhor arma contra o  COVID-19

Dr. Rubens Carlos de Oliveira Jr. é Diretor-presidente da Unimed Cuiabá

Nesse cenário, somos todos responsáveis por contribuir com a redução do número de casos. Devemos ter responsabilidade e consciência. Uma pessoa que não se preocupa com o próprio cuidado, pois se julga forte e saudável, deve lembrar que pode contaminar outras pessoas. Em alguns casos a pessoa doente apresenta apenas sintomas de uma gripe leve. Outros nem apresentam sintomas. Mas, para alguns, o quadro pode ser grave e até levar à morte, como os mais de 50 mil brasileiros que já morreram devido ao vírus.

O isolamento social ainda é a medida mais efetiva para reduzir a disseminação da doença, já que ainda não dispomos de um tratamento ou medicação específico e 100% eficaz e nem vacina segura. As medidas de prevenção, que estão sendo amplamente divulgadas, devem ser observadas dentro e fora de casa.

Aos que podem, a recomendação é adotar o regime de trabalho home office. Na Unimed Cuiabá atingimos 80 por cento de colaboradores nesta modalidade de trabalho, mantendo a característica de qualidade do atendimento.

Aos que não podem, e precisam sair de casa, é imprescindível a adoção de todas as medidas preventivas possíveis. Mas, em todos os casos, é fundamental ficar em casa o máximo possível, restringindo as saídas às atividades essenciais. Desde os primeiros dias, a Unimed Cuiabá comprometeu-se com iniciativas para evitar aglomerações e exposição em ambientes hospitalares. O SOS Unimed e o Telemedicina Ambulatorial Unimed Cuiabá são serviços que cumprem estes objetivos.

Portanto, programações que envolvam aglomeração de pessoas devem ser adiadas em nome do bom senso e da responsabilidade coletiva, pois não vale a pena arriscar vidas em um cenário como este.
Nós, da Unimed Cuiabá estamos trabalhando diariamente para garantir a segurança de nossos médicos, colaboradores e beneficiários. Nossa rede credenciada, com 133 clínicas, 21 hospitais e 51 laboratórios é a melhor e está preparada para prestar assistência aos beneficiários Unimed que necessitarem. Além disso, estamos definindo investimentos novos para este momento, tendo em vista a nossa responsabilidade e compromisso com o cuidado da população de Cuiabá e região, que são nossa marca registrada. Vamos permanecer com este foco até realmente tudo isso passar.

Mas sempre vale a pena reforçar: a prevenção ainda é a nossa maior arma contra o coronavírus. A responsabilidade é de todos nós contra um inimigo comum que casa a morte, indistintamente.

*Dr. Rubens Carlos de Oliveira Jr. é Diretor-presidente da Unimed Cuiabá

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet