NOTÍCIAS | RAMO AGRO
Segunda-Feira, 27 de Maio de 2019, 10h:24
Coogavepe recebe 1º workshop da Unicamp
Dia de campo na região Vale do Rio Peixoto

Assessoria Coogavepe
Peixoto de Azevedo/MT
noticias@ocbmt.coop.br

worshopcampo-360x228.jpg

 

Como parte do cronograma do 1º Workshop de Mineração Sustentável realizado pela Unicamp na região Vale do Rio Peixoto, os geólogos, pesquisadores, cooperativas, técnicos de mineração, biólogos, engenheiros florestais, universitários, órgãos ambientais, entre outros participantes estiveram fazendo visitação a uma frente de atividade garimpeira em Matupá.
Na ocasião visualizaram na prática, o emprego de máquinas pesadas, ferramentas tecnológicas, experiências de práticas e manejos, o emprego de pesquisas geológicas e de sondagens minerais, gestão do empreendimento de mineração e as alternativas implementadas com sucesso no contexto de recuperação de áreas degradadas, como o plantio de capim para abertura de pastagens e a psicultura (criação de peixes), ambos desenvolvidos com êxito na propriedade, onde a extração de ouro vem sendo feita há pelo menos 30 anos.
O Dia de Campo do Workshop Unicamp 2019 aconteceu também no Garimpo Filão da Porteira no interior da cidade de Peixoto de Azevedo-MT.
No empreendimento com operacionalidade totalmente mecanizada no processo de extração de ouro, percebeu-se o melhor reaproveitamento do rejeito mineral na extração modalidade subterrânea com alto potencial metalogenético, ou seja, dos depósitos de minerais úteis.
Durante as visitações técnicas, o Presidente da Coogavepe, Gilson Gomes Camboim, abordou questões sobre geologia regional, mineralizações, processos e gênese dos depósitos de ouro e metais-base. Os avanços, desafios e as sugestões de trabalhos futuros por meio de parcerias e termos de cooperação.
Segundo os representantes da Universidade Cardiff, James Lambert-Smith coordenador de Cardiff), Angelina Sanderson Bellamy e Ernest Chi Fru. As atuações da Coogavepe estão sendo referenciais no estado de Mato Grosso e no Brasil.
O planejamento, a organização cooperativista, os projetos, estudos, pesquisas, experiências, a legalização e as ações de sustentabilidade ambiental no ramo mineral desenvolvidos pela Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto resultaram na produção de mais de 5 toneladas de ouro, o que representa 60% da produção de origem garimpeira legal no estado de Mato Grosso.

 

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet