NOTÍCIAS | EDUCAÇÃO
Terça-Feira, 27 de Agosto de 2019, 11h:18
Alunos conhecem o cooperativismo do PR
Módulo “Vivências em Cooperativismo”

Assessoria Ocepar
Curitiba / PR
noticias@ocbmt.coop.br

OCEPAR

OCB/MT: Módulo “Vivências em Cooperativismo”

OCB/MT: Módulo “Vivências em Cooperativismo”

“Vivências em Cooperativismo” é o tema do 16º módulo do Curso de Especialização em Gestão de Cooperativas, promovido pelo Sistema OCB-Sescoop/MT, que foi realizado no período de 18 a 21 de agosto no Paraná. Acompanhados do presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho, e do superintendente Adair Mazzotti, os 39 alunos de cooperativas mato-grossenses de diversos ramos foram recebidos, no dia 21 de agosto, na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba.

O grupo foi recebido pelo presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken´, que destacou a importância de intercâmbios como esse para o desenvolvimento do cooperativismo. “Para nós, é uma honra poder receber um grupo seleto de profissionais de diversas cooperativas na Casa do Cooperativismo do Paraná. Com certeza, esta troca é fundamental para termos cada vez mais um sistema forte, coeso e profissional”, lembrou.

O dirigente comentou sobre o Plano Estratégico Paraná Cooperativo 100, o PRC-100, sobre o Programa de Educação Política parana.coop+10 e do trabalho realizado no estado através do G7, grupo de entidades do setor produtivo. “Representação política e institucional é uma das nossas principais missões, graças a um trabalho sério e voltado para os interesses do setor, temos uma interlocução com nossos representantes tanto a nível estadual como federal”, disse Ricken. Ele também falou do modelo de gestão adotado pelo Sistema Ocepar, especialmente no quesito sucessão.

OCEPAR

OCB/MT: Módulo “Vivências em Cooperativismo”

Sistema OCB/MT é recebido pelos dirigentes da OCEPAR

Programação– O superintendente da Fecoopar, Nelson Costa, fez uma apresentação institucional, mostrando as ações em prol do desenvolvimento do cooperativismo paranaense. Na sequência, o superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, discorreu sobre as atividades de formação profissional, promoção social e monitoramento. Houve ainda a participação do gerente técnico e econômico, Flávio Turra, do coordenador de Comunicação, Samuel Milléo Filho, e do gerente sindical, Anderson Lechechen. As atividades foram encerradas pelo presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken.

Experiências - Segundo o presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho, os estudantes que compõem o grupo de visitantes são cooperados e colaboradores de diferentes ramos, tais como crédito, saúde e agropecuário. “Considero o Paraná o melhor exemplo de cooperativismo de resultados do Brasil. A turma está satisfeita com a visita, conhecendo cooperativas de alta performance, que não perdem em nada para as melhores do mundo. Temos muito a aprender, queremos conhecer em detalhes o cooperativismo paranaense e também falar das nossas experiências no Mato Grosso, num processo de intercâmbio e aprendizado mútuo”, afirmou.

Objetivo – O objetivo deste módulo é aprofundar os estudos realizados em sala de aula, a partir do conhecimento de experiências e modelos de organizações cooperativas de outras regiões, contemplando diversos aspectos, como Modelo de Governança; Gestão da Sucessão; Modelos de Negócios; Estratégias de Negócios (agregação de valor); Modelo de Integração (Intercooperação); Inovações Tecnológicas; Educação Corporativa e Sustentabilidade Ambiental.

OCEPAR

OCB/MT: Módulo “Vivências em Cooperativismo”

Troca de experiência e intercooperação no cooperativismo

Alunos - Os alunos que participam do módulo “Vivências em Cooperativismo” integram a 16º turma do Curso de Especialização em Gestão de Cooperativas e são provenientes das cooperativas Coopercotton, Cooperfibra, Cooperverde/MT, Primacredi, Sicoob Cerrado, Sicredi Sul, Unimed - Rondonópolis, Coomser e da OCB-Sescoop/MT. A formação é realizada em Rondonópolis, a 217 km de Cuiabá.

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet